20251010_103340

O mês de outubro é dedicado à Campanha Outubro Rosa, movimento mundial para sensibilização sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente, do câncer de colo do útero.

Na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), a campanha foi lembrada com a realização de uma palestra com o especialista em fisiologia Gabriel Santos, da empresa Saber Saúde Palestras, especializada na realização de campanhas e eventos informativos voltados para conscientização nas áreas de saúde e segurança.

20251010_113507O evento também marcou a retomada das atividades do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (Nepshu) da Fuham, cujo objetivo é realizar ações de educação permanente em saúde e humanização, tendo por base as diretrizes estabelecidas na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde – PNEPS, Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no SUS – PRO EPS-SUS e Política Nacional de Humanização – PNH.

“Nosso compromisso é fortalecer ações de saúde e educação junto a servidores, e estamos abertos a ouvir opiniões e sugestões em cada setor, ouvir quem quiser contribuir”, explica Patricia Tavares Cruz, coordenadora do Nepshu/Fuham.

Câncer de mama e colo do útero

Segundo o Ministério da Saúde mais de 73 mil novos casos de câncer de mama e mais de 17 mil casos de câncer de colo do útero são diagnosticados no Brasil a cada ano, sendo os dois tipos mais comuns entre as mulheres brasileiras.

Ainda de acordo com o Ministério, alimentação e hábitos saudáveis, além de atividade física e, no caso do câncer de colo do útero, a vacina do HPV são algumas das principais recomendações de prevenção e redução de riscos. O órgão de saúde brasileiro orienta que a mamografia de rotina é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos, além de ressaltar a importância do autoexame feito de forma correta. Já a vacina do HPV é indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos e o exame preventivo é recomendado a mulheres de 25 a 64 anos.

20251010_103230Segundo o palestrante Gabriel Santos, a Sociedade Brasileira de Mastologia sugere que os exames para rastreio de câncer de mama podem começar mais cedo, a partir dos 40 anos, mas ressalta que casos de pacientes com histórico familiar devem ser avaliados individualmente, conforme os riscos identificados.

Para o especialista, tanto o câncer de mama quanto o de colo de útero podem ser evitados e tratados, sendo de grande importância as medidas de prevenção, o cuidado e acompanhamento regular da saúde e o diagnóstico precoce.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero.

Mulheres e homens podem e devem se unir e munir-se de informação para a prevenção.

Agradecimentos

A equipe organizadora agradece a Falcão Caprichos Gourmet, Studio Hair Therapy e Clinica de Pilates Santé que ofertaram brindes aos participantes.