A Fundação Alfredo da Matta se destaca nacionalmente, mais uma vez, com a participação do farmacêutico-bioquímico Jorge Ewerton Sales, no grupo de elaboração do Novo Guia de Baciloscopia, editado pelo Ministério da Saúde / Coordenação Geral de Laboratórios e Programa Nacional de Controle da Hanseníase. Pela responsabilidade adquirida, o profissional será instrutor/facilitador de cursos que estão sendo colocados em prática pela equipe de treinamento, a partir desta semana, na Fundação.
A Fundação Alfredo da Matta, que é Centro de Referência em Hanseníase, Centro Colaborador para o Ministério da Saúde, Programa Nacional de Controle da Hanseníase, Organização Mundial de Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde vem ao longo dos seus cinquenta e quatro anos, contribuindo para o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde do Amazonas e demais estados do Brasil, através de capacitação permanentes. Para este projeto estão disponíveis quatrocentos mil reais.
No perído de 9 a 13 de novembro, acontece o Curso de Atualização de Baciloscopia em Hanseníase, para profissionais da área de todo o Norte do Brasil. O Curso fornecerá informações seguras, atualizadas, possibilitando o redimensionamento das ações e da qualificação dos profissionais, gerando resultados de alto padrão de qualidade.
Sendo um curso teórico-prático, os participantes receberão orientações sobre "Hanseníase: etiologia, transmissão, classificação, manifestação clínica e tratamento", pela Dra. Maria da Graça Cunha; "Estados reacionais em Hanseníase", pela Dra. Liana Tubilla; "Métodos de Diagnóstico Laboratorial em Hanseníase" e "Baciloscopia", pelo farmacêutico-bioquímico Jorge Ewerton Sales. As aulas práticas serão realizadasno Laboratório de Baciloscopia da Fundação.
