No dia 04 de novembro, a Fundação Alfredo da Matta – Centro de Referência da Região Amazônica em Dermatologia, Hanseníase e Doenças Sexualmente Transmissíveis – e Instituição Coordenadora Estadual do Programa de Controle da Hanseníase promovem a partir das 9 horas o lançamento da Campanha de Combate à Hanseníase. A programação do evento inclui um Encontro com Profissionais de Comunicação, além da apresentação da propaganda (busdoor) à população e imprensa.
Como convidada, a radialista Mara Régia Di Perna, da Radiobrás/Brasília, fará uma síntese do seu trabalho radiofônico na região Amazônica brasileira, com o objetivo de discutir como a imprensa pode contribuir para a divulgação de informações importantes para o combate da Hanseníase. Já a enfermeira Emília Pereira, Coordenadora Estadual de Hanseníase, apresentará aos participantes, o trabalho que a Fundação Alfredo da Matta vem realizando no combate à doença.
A abertura oficial da Campanha será realizada na área externa da FUAM, pela Diretora Presidente, Dra Adele Benzaken e autoridades da Saúde. Na ocasião, será apresentada a propaganda (busdoor) que será veiculada a partir do dia 7 de novembro.
Como está a Hanseníase no Estado
Até a década de 80, o Amazonas era o primeiro Estado da Federação em número de casos. Hoje, estamos em décimo sexto lugar com 21,01 casos novos por 100 mil habitantes. Em relação aos menores de 15 anos, estamos com um coeficiente de 5,28 casos novos por 100 mil habitantes. A determinação normativa da Organização Mudial de Saúde e Ministério da Saúde é de menos de 01 caso para 100 mil habitantes.
Pelos dados, pode-se deduzir que há grande necessidade de sensibilizar a população para realização de exame de pele. O exame pode ser feito gratuitamente em toda rede básica de saúde do Estado. As pessoas que tenham manchas na pele com dormência ou que custam a sumir, ou ainda que apresentem caroços devem ficar atentas e procurar assistência médica. Com o diagnóstico rápido e correto, a Hanseníase tem cura.
