As atividades iniciam no próximo dia 22 e seguem até 29 de agosto

Referência nacional e internacional no tratamento de doenças de pele, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV, a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) celebra 70 anos, neste mês de agosto. Órgão da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), a unidade é reconhecida pela sua vasta produção científica e importante atuação no ensino, pesquisa e assistência aos pacientes do SUS, na capital e no interior do estado.

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, ressaltou a importância do trabalho dos servidores que fizeram da Fuham uma instituição de referência internacional em Dermatologia. “É preciso reconhecer a dedicação de gerações de profissionais que transformaram ciência, cuidado e solidariedade em um legado de referência internacional. Cada servidor, com seu trabalho, construiu essa instituição de extrema relevância para a saúde pública do Amazonas”, destacou.

“A Fundação Alfredo da Matta completa 70 anos; uma história de relevância, de serviços prestados à saúde pública do estado e do País; uma instituição que tem uma trajetória muito nobre, porque a gente vê a construção desse serviço”, afirma o diretor presidente da Fuham, Carlos Alberto Chirano.

Chirano, que é dermatologista, destacou o pioneirismo das freiras que iniciaram o trabalho e que deu base à origem da Fuham. “As primeiras pessoas que começaram aqui, as irmãs de caridade, enfermeiras, técnicas, assistentes sociais que faziam esse trabalho social, na época em que a hanseníase – a lepra, como era chamada – não tinha cura, fizeram por um ato de solidariedade às pessoas mutiladas”, relembrou.

O diretor falou do prazer de conduzir a Fuham. “Temos muito orgulho de estar à frente dessa instituição. É uma responsabilidade muito grande continuar zelando por esse nome, tornando-o cada dia mais forte, mais sólido. E também poder passar para os que vão dar continuidade a esse serviço, que fazer saúde pública com responsabilidade é necessário. Comemorar esses 70 anos é algo de muita alegria, de muita felicidade”.

Programação

Para celebrar a data, a Fuham terá uma semana de programação especial, unindo festividades, evento científico e homenagens. “Vamos comemorar divulgando o que tem sido feito todos esses anos em relação às doenças dermatológicas”, explica a diretora de ensino e pesquisa, Maria das Graças Barbosa.

A programação inicia dia 22 de agosto, às 10h, com sessão especial na Plenária da Assembleia Legislativa do Estado Amazonas (Aleam). A homenagem à Fuham e servidores, que representam toda uma comunidade de profissionais, foi proposta pelos deputados estaduais Adjuto Afonso e Dr. Gomes.

No dia 27 de agosto, às 9h, acontece no auditório “Damião Litaiff”, sede da Fuham, um culto ecumênico que reunirá servidores e colaboradores para momentos de agradecimento.

Simpósio Pi’ra e evento social

SimpósipNos dias 28 e 29 de agosto, a programação festiva dá espaço para atividades acadêmicas, com a realização do Simpósio Pi’ra 2025: Panorama e Desafios sobre Hanseníase, Doenças Dermatológicas Negligenciadas e Infecções Sexualmente Transmissíveis no Amazonas. O avento acontece das 9 às 16 horas, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), localizado no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

O evento, que tem apoio da UEA e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), é aberto a profissionais, pesquisadores e estudantes interessados nas áreas de atuação da Fuham e está com inscrições abertas, pelo site www.piraamazonasfuham.com.br.

“Temos no primeiro dia, hanseníase e outras doenças dermatológicas negligenciadas, como leishmaniose, esporotricose; no segundo dia, a gente vai conhecer um pouco do que tem sido feito, se atualizar sobre as ISTs e HIV. Teremos representantes do Ministério da Saúde e pesquisadores que já vêm trabalhando nessa temática há algum tempo”, explica Maria das Graças Barbosa.

Na noite do dia 28, data em que a Fuham comemora o aniversário, será realizado um coquetel, com homenagens a servidores e premiação dos melhores trabalhos de bolsistas de iniciação científica da instituição. Também serão destacados os melhores trabalhos do curso de mestrado da Fuham/UEA, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Dermatologia. O evento será das 19h às 22h, no Salão Rio Solimões, anexo ao Palácio Rio Negro, na venida 7 de Setembro, Centro.