No período de 14 a 18 de setembro de 2009, a Fundação Alfredo da Matta, realiza o Curso de Prevenção de Incapacidades Físicas em Hanseníase, para técnicos e auxiliares de saúde dos municípios amazonenses. O Curso é financiado pelo PLANVIGI/Ministério da Saúde.

Os profissionais inscritos dos municípios de Anori, Urucará, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Nhamundá, Itapiranga, Manaquiri, Barreirinha e Caapiranga, receberão aulas teórico-práticas sobre Hanseníase e seus agravos. A parte teórica está sendo ministrada pelo fisioterapeuta Marcus Vinícius e a parte prática será orientada pela equipe da Gerência  de Prevenção  e Incapacidades.

O objetivo do Curso é capacitar recursos humanos para desenvolver ações de prevenção, tratamento e reabilitação aos pacientes de hanseníase. 

A hanseníase é uma doença contagiosa, que passa de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para outra. A doença apresenta sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos que facilitam o diagnóstico. A hanseníase pode atingir crianças, adultos e idosos de todas as classes sociais. Instala-se principalmente nos nervos e na pele e pode causar deformidades ou incapacidades, quando não tratada ou tratada tardiamente.A doença tem cura e o tratamento está disponível gratuitamente nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde.

No Amazonas em 2008, dos 762 casos novos detectados, 732 ( 96,1%) foram avaliados em relação ao grau de incapacidades e destes , 61 ( 8,3% ) apresentaram graus II de deformidades. O grau I  (  23,2% )  um percentual alto de casos. Em relação a menores de 15 anos, no mesmo ano foram avaliados  96,9%  dos casos e destes 05 ( 7,9% ) apresentavam grau II de incapacidades o que não é um bom resultado e 09 ( 14,3% ) apresentavam grau I, o que significa que já foram diagnosticados com algumas alterações de sensibilidade nas mãos e pés.

A Fundação Alfredo da Matta, unidade de referência para a Amazônia Legal da Hanseníase, está reforçando a importância do exame intradomiciliar de contatos e outras estratégias que envolvam as crianças.