A Fundação Alfredo da Matta , atendendo convite da Secretaria de Saúde de Boa Vista / Roraima, desloca na segunda quinzena de agosto, duas equipes , que irão participar como instrutores em eventos sobre Hanseníase e Doenças Sexualmente Transmissíveis.
No período de 21 a 24 de agosto de 2009, estarão na cidade de Boa Vista, o médico cirurgião Pedro Aurélio e o Enfermeiro José Yranir, no Workshop em Cirurgias de Reabilitação de Hanseníase.Os profissionais da Fundação Alfredo da Matta,financiados pela DAHW – Associação Alemã de Asssitência aos Hanseníanos e Tuberculosos, estarão realizando procedimentos cirurgicos com a finalidade de mostrar as técnicas cirúrgicas utilizadas em cada caso encontrado.
A Hanseníase é uma doença causada pelo Mycobacterium leprae que é um bacilo. É uma doença contagiosa, transmitida pelo referido bacilo que passa de uma pessoa doente que não está em tratamento para outra sã.O aparecimento dos sintomas demora de 2 a 5 anos , em geral, para aparecer os primeiros sintomas.
Uma das principais características da Hanseníase é o acometimento do sistema nervoso periférico. O comprometimento neurológico é a causa mais comum de deficiência e/ou deformidades, podendo acontecer antes do diagnóstico, durante o tratamento com a polioquimioterapia (PQT) ou mesmo após o tratamento. A cada ano , o país registra em média 47.000 casos novos, desses 23,3% apresentam grau de incapacidade I e II no diagnóstico.Em Roraima no ano de 2008, verificou-se que 11% dos casos novos apresentaram grau de incapacidades no diagnóstico.
No período de 30 de agosto a 05 de setembro de 2009,estará em Roraima outra equipe composta de enfermeiro, farmacêutico – bioquímico, cirurgião – dentista, psicólogo, participando como instrutores no Treinamento dos profissionais que atuarão no projeto “ Plano para o incremento do acesso e sustentabilidade do diagnóstico de sífilis em populações indígenas da Amazônia Brasileira”.
