A Fundação Alfredo da Matta está disponibilizando duas equipes de profissionais para a cidade de Boa Vista / Roraima que desenvolverão o trabalho de instrutores no Treinamento de Profissionais de Saúde , na segunda quinzena de agosto.Os profissionais trabalharão no projeto “ Plano para incremento do acesso e sustentabilidade do diagnóstico de Sífilis em populações indígenas da Amazônia Brasileira”.
O Treinamento tem como público alvo profissionais de saúde da FUNASA – enfermeiros, farmacêuticos, cirurgiões dentistas, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, que atuam na atenção à saúde indígena e tem como objetivo o desenvolvimento das provas rápidas de diagnóstico de Sífilis, a realização da presente intervenção para melhorar a cobertura da triagem de Sífilis em áreas de difícil acesso e a prevenção de consequências da doença em populações indígenas da Amazônia.
São financiadores do Projeto a Fundação Bill & Melinda Gates Foundation; STD – Diagnotics Initiative, Special Programme for Research & Training in Tropical Diseases e Ministério da Saúde/Programa Nacional de DST/Aids. O desenvolvimento do Projeto é de responsabilidade da Fundação Nacional de Saúde e a coordenação dos treinamentos de responsabilidade da Dra. Adele Benzaken, da Fundação Alfredo da Matta. A Sífilis persiste como um problema de saúde pública entre os indígenas em decorrência da inexixtência de acesso às tecnologias usuais de diagnóstico e tratamento.
Os participantes usuários receberão atendimento regular nas unidades de saúde da FUNASA e assim como os resultados da prova rápida dentro dos primeiros trinta minutos, e , se o resultado for positivo, tratamento adequado e imediato.
Os benefícios dos testes rápidos é a oportunidade de diagnosticar rapidamente a Sífilis e tratá-la de imediato, quebrando assim a cadeia de transmissão e evitando as consequências da Sífilis Congênita.