A Fundação Alfredo da Matta disponibilizou dois profissionais médicos dermatologistas, para participarem da 8ª Conferência Nacional de Melanoma, realizada no período de 13 a 15 de agosto, na cidade de São Paulo.
A 8ª Conferência Nacional de Melanoma tem na sua programação cursos pré – conferências como : “ Patologia das lesões melanocíticas”, “ Dermatoscopia”, “ Cirurgia do Melanoma”, “Imuno e Quimioterapia do Malanoma”,” Biologia Molecular”, “ Melanoma Ocular e Condutas padronizadas no diagnóstico e tratamento do Melanoma”. Participando estão o Dr. Carlos Alberto Chirano e Dra. Claudia Zanardo da Graça.
Para o presidente do evento, João Duprat “ o grande foco desta Conferência será a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, até então, tanto no diagnóstico como na terapêutica do Melanoma.” Segundo ele, “ muita coisa há de acontecer neste ano que transcorre, permitindo grandes avanços no tratamento de pacientes com a doença”.
O Melanoma está na lista dos cânceres de pele malignos. A letalidade do câncer de pele melanoma é elevada, porém sua incidência é baixa. Em 2008 foram estimados a nível nacional, 2.950 casos novos em homens e 2.970 casos novos em mulheres.
O Melanoma pode surgir à partir da pele normal ou de uma lesão pigmentada. A manifestação da doença na pele normal se dá com o aparecimento de uma pinta escura de bordas irregulares acompanhada de coceira e descamação. Em casos de lesão pigmentada pré – existente, ocorre um aumento de tamanho, uma alteração na coloração e na forma da lesão pode apresentar bordas irregulares.
A prevenção da doença pode ser feita evitando o sol no horário de 10 às 16 horas, uso de guardas – chuvas e/ou sombrinhas, uso de chapéu , uso de óculos escuros e uso do protetor solar com fator acima de quinze.
