
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta, realizou uma manhã de consultas, neste sábado (12), com o objetivo de diminuir a lista de espera para atendimento especializado em dermatologia.
Os pacientes foram contatados pelo assistente virtual do Programa Saúde AM Digital. “Eu recebi uma mensagem pelo whatsapp para a consulta. Eu até pensei que iria demorar mais, mas fui chamada e, hoje, eu consegui atendimento para minha filha, graças a Deus”, afirmou a comerciante Ariana de Souza.
No final da manhã, 211 pessoas haviam recebido consulta com os dermatologistas do Alfredo da Matta. Para realizar esta ação, foram mobilizados cerca de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio. Além de consultas, alguns pacientes que tiveram medicação básica preceituada, já foram atendidos na hora pela Farmácia Especializada da Fuham.
A secretária executiva de Assistência, Liege Rodrigues, visitou a Fuham pela manhã, representando a secretária da SES, Nayara Macksoud. “A ação que o Alfredo da Mata está realizando hoje é de extrema importância, porque traz acessibilidade ao paciente, traz redução de fila, traz trabalho em tempo hábil, para diagnóstico, para tratamento. A gente entende que quanto mais ações dessa forma tivermos, vamos estar priorizando fila, reduzindo fila, tempo de espera e fazendo com que a gente consiga ter tratamento adequado”, afirmou Liege.
O diretor presidente da Fuham, Carlos Chirano, ressaltou que ações como essa dão oportunidade à população de ter atendimento com profissionais especialistas na área de dermatologia. “Pela política do Governo do Estado, com o apoio da Secretaria de Saúde, a Fundação Alfrdo da Matta vem mais uma vez aproveitar o final de semana para ofertar esse serviço que é de fundamental importância para atender essas pessoas que estão na fila, aguardando um atendimento especializado”, destacou Chirano.
Este foi o terceiro mutirão de atendimento, já realizado, em 2025, pela Fundação Alfredo da Matta, com o objetivo de diminuir o tempo de espera pelo paciente que tiveram encaminhamento para unidade de referência. O que, no caso da FUHAM, o atendimento é oferecido nas áreas de dermatologia geral e infecções sexualmente transmissíveis.

Parte da equipe de servidores da FUHAM que participaram do Mutirão deste sábado.