A Fundação Alfredo da Matta foi convidada e participa do II Mutirão da Cidadania, dia 02 de junho, na Praça do Porto / Centro de Manaus, realizando um trabalho de parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos por intermédio do Departamento de Direitos Humanos , do Centro de Referência de Prevenção e Combate à Homofobia “ Adamor Guedes , da Associação das Prostitutas do Amazonas e a Associação dos Garotos da Noite.

O II Mutirão de Cidadania tem como objetivo comemorar o Dia Internacional da Prostituta, oferecendo serviços em Doenças Sexualmente Transmissíveis  e HIV/Aids ao público alvo.

Como parceira atuante a Fundação Alfredo da Matta montou um esquema de atendimento com profissionais de enfermagem, psicólogo, assistente social e técnico de laboratório. A equipe realiza testagem de Sífilis e HIV, orientações e distribui  no decorrer do evento um amplo material informativo sobre as doenças sexualmente transmissíveis e dos serviços oferecidos pela Fundação .

No ano de 2008, foram notificados no serviço de DST da Fundação Alfredo da Matta 3.634 casos de DSTs. Destes 2.512 ( 69,1% ) tinham pelo menos uma doenças sexualmente transmissíveis e 1.122 ( 30,9% ) realizaram somente aconselhamento e o teste para HIV e não tinham DST. Dos casos que tinham DST, a distribuição, segundo gênero, mostrou que 1.524 ( 60,7% ) eram homens e 988 ( 39,3% ) mulheres.

Em relação aos diagnósticos de Doenças Sexualmente Transmissíveis os mais frequentes foram: condiloma ( 40,95% ) , outras etiologias de uretrite ( 15,3% ) e herpes genital ( 13,0% ).