A Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis, com o apoio da Fundação Alfredo da Matta, coloca em prática uma serie de treinamentos e cursos programados para o Projeto AMAZONAIDS. No período de 27 a 30 de abril acontece o Curso de Testagem e Aconselhamento em DST, para profissionais de saúde dos municipios de Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant. Também trabalham em parceria os órgãos: FUNASA, SEDUC e SEMED,SUSAM/ DABE,Conselho de Direitos Humanos / SEJUS,CIB,CES e COSEMS, Secretarias Municipais de Saúde.
O Curso ocorre no município de Tabatinga e está configurado para vinte profissionais preferencialmente de nível superior, não invalidando os de nível médio que trabalham nas unidades de saúde dos municípios participantes. As vagas são para 08 profissionais de Tabatinga, 06 para Benjamin Constant, 04 para Atalaia do Norte e 02 para o Hospital de Guarnição de Tabatinga. A carga horária e de 36 horas distribuídas em horário integral.
A Fundação disponibilizou 02 farmacêuticas e 01 psicóloga como instrutoras. Fazendo parte do conteúdo programático : a realidade local , Testes Sorológicos,Diagnóstico do HIV e da Sífilis, Testes Rápidos, Portarias do Ministério da Saúde para diagnóstico do HIV, Procedimentos Laboratoriais de Sífilis e Triagem do HIV pelo Teste Rápido.
O Projeto trabalha com eixos temáticos , enfocando: Promoção à Saúde e Prevenção, Fortalecimento da Sociedade Civil; Governança e fortalecimento da sociedade civil e pessoas vivendo com Aids, Acesso Universal a Diagnóstico e Tratamento, com temas específicos que estarão sendo trabalhados gradativamente ( por blocos): Prevenção da Transmissão Vertical; Prevenção em Escolas ( com foco em HIV,saúde sexual e reprodutiva; uso indevido de drogas; meio ambiente); Prevenção no Sistema Prisional; Prevenção no local de trabalho; Fortalecimento de Sistemas de Vigilância em Saúde na região do Alto Solimões e população rural de Manaus; Fortalecimento da Sociedade Civil; Inclusão Social de Pessoa vivendo com Aids e Pesquisa.
Os resultados esperados é o fortalecimento da gestão de programas municipais de DST/Aids da região do Alto Solimões e Manaus; a divulgação do Projeto regionalmente e nacionalmente e a execução no final de 18 meses a contar de março de 2009.
