WhatsApp Image 2025-04-22 at 12.26.34

O município de Urucará (a 281 quilômetros de Manaus) é o primeiro município amazonense a ser visitado por equipe da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) em 2025, “reinaugurando” o calendário de ações do Governo do Estado do Amazonas, pelo Programa Dermato Saúde Amazonas.

“Este ano temos a previsão de 14 municípios, iniciando com Urucará, onde estaremos de 22 a 30 de abril, com 12 profissionais, incluindo nove profissionais da área de IST e três médicos para exames e consultas dermatológicas”, explica a coordenadora do Programa Valderiza Pedrosa.

A inclusão de equipe da área de IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis – é a novidade do Dermato Saúde para este ano, assim, além das ações já realizadas com a busca ativa de casos de hanseníase e o atendimento em doenças tropicais negligenciadas, o Governo do Amazonas, por meio da Fuham, amplia seus atendimentos de saúde à população.

WhatsApp Image 2025-04-22 at 12.26.26“Vamos com equipes específicas para realizar atendimentos em IST, como testes rápidos para sífilis, hepatites e HIV/Aids e coleta de preventivo, além de ações já de rotina como exames e consultas dermatológicas, testes rápidos para contatos de casos de hanseníase e treinamento de equipe de profissionais”, complementa Valderiza.

Além de Urucará, o Dermato Saúde Amazonas deve realizar ações em outros 13 municípios este ano, com previsão de realização de cirurgia dermatológica em seis destes.

Para o mês de maio, o calendário já prevê ações nos municípios de Juruá e Guajará, ambos no sudoeste do Amazonas. Amaturá, Atalaia do Norte, Barcelos, Benjamin Constant, Canutama, Eirunepé, Envira, Ipixuna, Itamarati, Jutai e Maraã completam a lista para 2025.

Mais de 35 mil atendimentos em 2024

Em 2024, o Programa Dermato Saúde Amazonas realizou 36.048 atendimentos, em 13 municípios: Careiro da Várzea, Silves, São Sebastião do Uatumã, Nova Olinda do Norte, São Gabriel da Cachoeira, Borba, Eirunepé, Santa Isabel do Rio Negro, Novo Airão, Autazes, Iranduba, Rio Preto da Eva e Careiro.

Dentre os atendimentos, foram realizados 10.077 exames dermatológicos e 4.130 consultas dermatológicas, totalizando 56 novos casos de hanseníase identificados, além de outras 4.062 dermatoses diagnosticadas e tratadas.

Durante as ações também foram realizadas 139 cirurgias dermatológicas e 162 biópsias. Além dos atendimentos médicos, o Dermato Saúde Amazonas também levou ações como consultas de enfermagem (10.126 consultas), exame em contatos de pacientes em tratamento (282 pessoas examinadas), avaliação de incapacidades (99 pacientes avaliados) e 61 exames de baciloscopia realizados.

Nos 13 municípios visitados, foram 790 profissionais de saúde treinados e sensibilizados, cooperando para o aprimoramento das equipes de saúde locais.