No período de 3 a 17 de dezembro esteve em Manaus o Prof.Cesare Massone que trabalha no Departamento de Dermatologia da Universidade de Graz(Austria). O mesmo participou com grande eficiência de várias atividades, na Fundação de Medicina Tropical e na Fundação Alfredo da Matta, relacionadas com dermatopatologia. Ministrou 3 conferências sobre nevos melanocíticos, melanoma e linfomas cutâneos. Em colaboração com o Prof.Sinésio Talhari, Prof.Luiz Ferreira, Dra.Carolina Talhari e Dr.Antonio Schettini foram desenvolvidos, neste período, projetos na área de Hanseníase, leishmaniose e micoses profundas, tendo como resultado final a publicação de trabalhos científicos já enviados para revistas especializadas.
Outro campo de atividades médicas desenvolvidas foi o da teledermatologia e teledermatopatologia pois o Prof.Massone e perito nestas areas sendo o moderador do forum de discussões http://www.telederm.org ,que presta assistência à distância gratuitamente a dermatologistas de todos os continentes e que foi criado pelo Prof. H.Soyer da Universidade de Graz. Nesta visita do Prof.Massone foram estabelecidos entendimentos para criação do site brazil.telederm.org patrocinado pela Fundação e Unidade de Pesquisa em Dermatopatologia da Universidade de Graz, visando atender dermatologistas e pesquisadores da Fundação Alfredo da Matta e Fundação de Medicina Tropical. Também participarão do projeto o Centro Nacional de referencia em Hanseníase da Universidade San Martino de Genova(Itália) e o grupo de Dermatologia da Universidade de Queensland, em Brisbane (Austrália).Além de oferecer teleconsultas para dermatologistas, cria-se uma excelente fonte didática para médicos residentes em Dermatologia e estudantes de Medicina em Geral de modo similar ao que já ocorre com o Africa.telederm.org que já esta em atividade há dois anos e liga Universidades da África com a Universidade de Graz.
Na Fundação Alfredo da Matta já se utiliza a teledermatologia no apoio a médicos de trabalham nas cidades do interior do Estado através de teleconsultas por email e teleconferências realizadas ao vivo em conjunto com a Universidade Estadual do Amazonas.
A visita do Prof.Massone foi, portanto muito proveitosa tendo diversos desdobramentos que resultarão no aprimoramento do trabalho desta Fundação.
