
Objetivos alcançados e um grande conteúdo de teor acadêmico produzido, que será disponibilizado para o público, especialmente estudantes da área de Saúde. Este foi o resultado obtido pelo Simpósio “Pensando em IST, HIV e Aids”, realizado pela Fundação Hospitalar Alfredo da Matta, nos últimos dias 29 e 30 de Agosto. O evento fechou a semana dedicada às comemorações dos 69 anos de fundação da FUHAM. Com a participação de mais de 300 pessoas, o simpósio teve 16 horas de palestras, proferidas por profissionais de diversas formações, de enfoques variados sobre o tema proposto pelo evento.
“Foi um conjunto de informações super importantes, não só para nós, profissionais, que estávamos lá exercendo as nossas atividades no atendimento aos pacientes, mas também para os acadêmicos, os alunos que estavam aí presentes. Então a gente atingiu o nosso objetivo, que era de fazer um evento em homenagem aos 69 anos da FUHAM, de forma resumida, é claro, porque o tempo de palestra era curto para se falar de assuntos bem complexos que requerem muito mais tempo, mass a sensação da gente é de dever cumprido. As as pessoas que participaram aqui até o final tiveram a oportunidade de aprender sobre ISP, HIV e AIDS”, avaliou a diretora de Ensino e Pesquisa da FUHAM, Graça Barbosa.
Durante os cinco dias úteis da semana passada, a programação alusiva ao aniversário da FUHAM, que tem sua data exata no dia 28 de agosto, foi plenamente variada. A participação dos servidores, de todas as áreas e categorias, foi uma realidade. O diretor-presidente da FUHAM, Carlos Chirano, considerou positiva a semana.
“A semana foi cheia, foi completa, foi uma semana de sucesso, como sempre. Simpósio sobre ISTs, com informações super importantes e muito atuais. O recebimento do Ministério da Saúde, junto com a comissão do Ministério da Saúde de Angola, que veio nos visitar para conhecer e levar a experiência da Fundação para ser aplicada naquele país, então isso para nós é um sentido de orgulho por tudo o que a gente construiu ao longo dessa história”, afirmou Chirano. O diretor citou a visita da comitiva de Angola, acompanhada de representantes do Ministério da Saúde, realizada durante dois dias, com fins de conhecimento e início de planejamento para um trabalho conjunto entre o governo daquele país africano com a FUHAM, no combate à hanseníase.
Conteúdo
As palestras do simpósio serão disponibilizadas no canal da FUHAM na plataforma YouTube, acessível no endereço: www.youtube.com.br/alfredodamatta. O conteúdo será disponibilizado, gradativamente, a partir desta quarta-feira, dia 3 de setembro.