
Os médicos Thiago Soares Vilas Boas e Mathias Gama de Aguiar Ferreira, e a médica Isabelle Louise da Cruz Lopo de Figueiredo, residentes formados pela Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), foram aprovados no 58º Exame Para Obtenção Do Título De Especialista Em Dermatologia, realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
As provas teórico-práticas foram realizadas no dia 9 de junho deste ano e o resultado foi anunciado pela SBD, no início de julho com a lista de 404 novos especialistas em dermatologia, de todos os estados do País, incluindo os três da FUHAM.
O título de Especialista em Dermatologia foi criado em outubro de 1967, pela SBD em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB). O site da SBD diz que o “Título de Especialista em Dermatologia vai além de um reconhecimento de competência dentro de uma disciplina de aplicação. Isso porque, além dos especialistas oriundos do programa de Residência Médica, é a qualificação específica que legitima o exercício da especialidade com a segurança desejada pela sociedade e pacientes”.
Residência na FUHAM
Na FUHAM, o Programa de Residência Médica em Dermatologia foi implantado em 1986, fruto de uma parceria entre a Instituição e a Sociedade Brasileira de Dermatologia/Amazonas (SBD/AM). O ingresso ocorre através de concurso divulgado em edital pela Comissão Estadual de Residência Médica (CERMAM).
O concurso inicia com uma prova teórica (1ª fase), seguida da avaliação de currículo (2ª fase) e entrevista para os classificados na 1ª fase. Anualmente são oferecidas três vagas para R1. Para concluir o Programa é obrigatória a publicação de trabalho científico.
Ao longo deste período a Fuham já formou 56 Dermatologistas, com mais 5 profissionais que estão cursando a residência ainda. o Programa é coordenado pela médica Adriana Raposo e possui duração de três anos.