O Grupo de Autocuidado da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) realizou na manhã desta sexta-feira (05/07) uma reunião diferente. Em ritmo de festa junina, os participantes realizaram um encontro temático, com direito a música, dança e comidas típicas.
Pacientes, servidores e colaboradores uniram-se na confraternização que também foi um momento oportuno para falar sobre a importância do “estar bem” como fator que contribui para a saúde como um todo.
A reunião também teve um momento para orientações sobre exercícios simples de massagem, que podem ser realizados por qualquer pessoa, em casa, como forma de promover relaxamento e aliviar tensões. Para isso, os pacientes acompanharam atentos às orientações de Gabriel Melo, estagiário de fisioterapia da Fuham.
Roda de conversa
“O que é autocuidado? É cuidar bem de mim; o cuidar físico, mental, cuidar das emoções, da minha espiritualidade; descobrir em cada um aquilo que lhe cause alegria, aproveitar os bons momentos da vida, nossa vida é feita de muitos ‘agoras’, é agora que temos que viver bem e manter nossa alegria”, refletiu a assistente social da Fuham, Darcy Amorim, durante a roda de conversa que foi realizada com os participantes.
A roda de conversa teve o bem estar como tema predominante. Os fatores do dia a dia que interferem e impactam na saúde física e mental de cada um e a importância de manter boas relações pessoais de carinho, amizade e companheirismo também foram destaque neste momento, reforçando a importância de encontros como os promovidos pelo Grupo de Autocuidado, que reúne mais que pacientes, mas também, um grupo de amigos que cada vez mais estreitam os laços!
