Unidade hospitalar vai realizar cirurgias dermatológicas de alta complexidade depois da obra de revitalização
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), reabriu, nesta terça-feira (02/07), o Centro Cirúrgico da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), que foi totalmente revitalizado e adequado. A inauguração contou com a presença do governador do Estado, Wilson Lima, da secretária de saúde, Nayara de Oliveira Maksoud, dentre outras autoridades.
Segundo o diretor presidente da Fuham, Carlos Chirano, com a obra, a instituição passa a realizar cirurgias dermatológicas de alta complexidade, além das pequenas e médias que já eram realizadas, o que consolida a unidade na categoria hospitalar e implementa o regime de hospital-dia na Fuham, com possibilidade de internação do paciente por até 12 horas.
“O Alfredo da Matta é uma instituição reconhecida pela população do Estado como o centro de oncologia da pele, trabalhamos com 80% da demanda do câncer de pele do Estado e a revitalização desse espaço é fundamental para nós, para atendermos a sociedade com qualidade; antes nossa tipologia era ambulatorial, hoje somos hospital-dia, então essa segurança do paciente, o grau de estrutura que temos, os equipamentos de suporte à vida, tudo está melhor”, afirma o diretor.
Com 288,07 metros quadrados, o centro cirúrgico da Fuham foi readequado e passa a contar com sala de biópsia, curativo cirúrgico, consultório médico, sala de preparo do paciente, sala administrativa, enfermaria com quatro leitos, sala de material estéril, sala de expurgo e duas salas operatórias; estrutura aprovada por laudo técnico emitido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em maio deste ano.
Para a secretária de saúde, Nayara de Oliveira Maksoud, com a revitalização do centro cirúrgico na Fuham, a população irá dispor de uma melhor estrutura, com novos equipamentos e maior complexidade na capacidade instalada, ampliando o acesso à assistência em dermatologia oncológica.
“O Alfredo da Matta é uma unidade que tem expertise nessa área e nada melhor do que a gente garantir a segurança do paciente em cada cuidado e hoje, o governador Wilson Lima fez essa entrega importantíssima para a população e nós vamos ter resultados muito mais ampliados e resolutivos para o Estado do Amazonas”, destaca a secretária.
O governador do Amazonas Wilson Lima conferiu pessoalmente cada ambiente do novo centro cirúrgico e ressaltou a importância dessa reestruturação.
“Hoje damos um passo importante nesse processo de reestruturação da nossa rede; essa é a Fundação mais antiga do Estado do Amazonas, que é referência no tratamento da hanseníase, de infecções sexualmente transmissíveis; é uma referência também no tratamento de doenças dermatológicas, sobretudo do câncer de pele. Estamos entregando uma estrutura que permite que a Fundação faça procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, que antes eram realizados em outras unidades e agora passam a ser concentrados aqui, e além da estrutura física, nós também ampliamos o quadro de profissionais, com anestesista, por exemplo, para dar suporte a essas cirurgias que passam a ser realizadas”, finaliza o governador.
Unidade Hospitalar
Transformada em unidade hospitalar em 2021, a Fuham precisou passar por adequações em seu centro cirúrgico, para que sua estrutura permitisse a realização de cirurgias mais complexas, assumindo a missão de ser um centro de referência com assistência ambulatorial e hospitalar em média e alta complexidade.
Referência em hanseníase, dermatologia avançada e cirúrgica, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a unidade também promove atividades de prestação de serviços, desenvolvimento científico e tecnológico, ensino e pesquisa em sua área de atuação e é responsável pelo programa de cirurgias dermatológicas no Estado do Amazonas.
A credibilidade conquistada e consolidada mais uma vez se reflete no atendimento especializado que será retomado, uma nova fase do centro cirúrgico da unidade.

FOTOS: ANTÔNIO LIMA/SECOM
