WhatsApp Image 2024-06-03 at 14.06.42

A Semana do Meio Ambiente e Saúde da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) iniciou na manhã desta segunda-feira (03/06), com uma solenidade de abertura, realizada no Auditório Damião Litaiff, sede da instituição.

Promovida pelo Núcleo de Educação Permanente e Humanização da Fuham (NEPSHU/Fuham), a Semana teve como tema de abertura “O impacto das nossas ações cotidianas nas mudanças climáticas e seus reflexos na Saúde”, em evento que tem com objetivo sensibilizar sobre a importância de práticas ambientais sustentáveis.

“A Fuham está realizando essa semana, de 3 a 7 [de junho], a Semana do Meio Ambiente, com a proposta de discutir meio ambiente e saúde, uma vez que estamos numa instituição de saúde e sabemos que todas as nossas ações voltadas para a natureza vão impactar de alguma forma na nossa saúde”, explica a assistente social e coordenadora do NEPSHU/Fuham, Darcy Amorim.

Os convidados para a palestra de abertura e dar início à semana de sensibilização na Fuham foram o engenheiro florestal, doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e diretor executivo da empresa Arvorar, Jhassem de Siqueira e o consultor técnico também da empresa Arvorar, que atua com lideranças comunitárias, Iranildo Cursino Siqueira.

“Viemos falar sobre a importância da ação cidadã para o impacto das mudanças climáticas. São pequenas ações que podemos fazer no dia a dia como conversar com nossos filhos, vizinhos, parentes sobre como estamos lidando com resíduos sólidos e líquidos, da destinação correta pra eles, justamente para que não retornem pra gente, todos aqueles impactos negativos como alagamento de igarapés, transbordamento dessas águas, causando todo um transtorno pra vida da população e aumento de doenças”, destaca Jhassem de Siqueira.
Para o especialista, a semana do meio ambiente é simbólica e é de grande importância a construção de diálogo em diferentes esferas da sociedade para discutir sobre o tema.

“A gente precisa cada vez mais fortalecer esse diálogo junto às escolas, hospitais, instituições públicas de uma maneira em geral, pra que cada um faça o seu papel e a gente tenha um menor impacto das mudanças climáticas, do efeito estufa e ações tão negativas que o ser humano ainda causa à nossa grande casa comum que é o planeta Terra; agradeço a Fundação Alfredo da Matta por oferecer a oportunidade de criar esse diálogo com funcionários da Fundação”, conclui Jhassem.

Semana com atividades em diferentes setores da instituição

A programação da Semana do Meio Ambiente e Saúde da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta, segue até o dia 7 de junho e inclui uma programação com atividades de sensibilização para pacientes em sala de espera, como crianças e idosos.“Nós teremos atividades todos os dias, amanhã [terça, 04/06] vamos trabalhar com as crianças, de uma forma lúdica, a educação ambiental, sensibilizar e mostrar pra eles o descarte correto; vamos trabalhar em sala de espera, nos setores, com pacientes da Fundação e vamos encerrar a Semana, na sexta-feira [7/06], com o grupo Garis da Alegria, um momento de educação ambiental”, pontua Darcy Amorim.

Um coletor para descarte de objetos eletrônicos foi disponibilizado pela Descarte Correto Gestão de Resíduos Tecnológicos, instituição parceira da Fuham na Semana. A coleta de objetos eletrônicos inservíveis segue durante toda a semana. Outra apoiadora da Semana é a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que doou 100 mudas de plantas frutíferas, medicinais e ornamentais que serão distribuídas para servidores e pacientes.

“Vamos distribuir [as mudas] para as pessoas, na medida que elas assumam um compromisso, uma coisa simbólica, mas que assumam um compromisso com a natureza; plantar uma árvore, disseminar uma informação, não queimar, descartar o lixo de uma forma correta; vamos divulgar todos os locais que existem em Manaus para o descarte correto, então essa é a contribuição nessa semana, em que se comemora, no dia 5, o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma preocupação muito atual”, conclui a assistente social.