
No Dia Mundial da Higiene das Mãos, comemorado anualmente no dia 05 de maio, a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), por meio da sua Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), abordou servidores para reforçar a importância do ato de higienizar corretamente as mãos para prevenção de infecções e doenças.
“Aproveitamos a data para relembrar, para reforçar e pedir a ajuda de todos sobre a importância da higiene das mãos, pois é comprovado cientificamente, que são as mãos que levam esses microorganismos para as pessoas”, explica Eliene Canto, da CCIH/Fuham.
A ideia foi fazer uma demonstração da forma correta de lavagem das mãos, utilizando tinta ao invés de sabonete como recurso visual para facilitar a visualização. A médica infectologista da Fuham Lilia Roy foi quem explicou aos colegas sobre a correta higienização.
“É preciso lembrar que a mão tem duas faces, tem o espaço entre os dedos, por isso o ideal é evitar muitos adornos, pois eles dificultam, sem esquecer os polegares; e se lembrarmos que temos contato com ambiente onde várias pessoas tocam em todos os materiais, lembramos que a minha higiene, vai fazer diferença na higiene dos outros também”, destaca Lilia Roy.

Importância
A lavagem correta das mãos é considerada uma importante e eficaz medida para prevenir a disseminação de microrganismos e infecções, tanto em serviços de saúde como no dia a dia das pessoas.
Confira abaixo o modo correto de higienizar as mãos.
