A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta possui uma Biblioteca especializada com títulos voltados para Hanseníase, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Dermatologia em geral.

Com um acervo de aproximadamente 2.600 livros e cerca de 200 periódicos, a Biblioteca é direcionada a servidores, médicos residentes, pesquisadores, universitários, bolsistas de programas de iniciação científica e demais interessados.

O acesso ao acervo é livre, no entanto, o empréstimo de documentos é feito apenas para servidores, pesquisadores, bolsistas PAIC, devidamente cadastrados na Biblioteca.

Os principais serviços que a Biblioteca disponibiliza são:

a) Pesquisa bibliográfica

b) Fornecimento de cópia de documentos técnico-científicos (respeitada a Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/98)

c) Empréstimo domiciliar

d) Orientação de formatação de dissertações, teses, relatórios e outros

e) Criação e atualização de Currículo Lattes, Plataforma Brasil e outras bases

 

 

Comutação Bibliográfica (COMUT)

 

A Biblioteca possui acesso ao serviço de Comutação Bibliográfica (COMUT) que é o serviço que permite ao usuário a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis em acervos de bibliotecas de todo o Brasil. Qualquer pessoa física pode fazê-lo. O programa respeita a Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/98)

 

Como usá-lo

Após cadastrar-se no sistema, você deverá comprar bônus (mesmo como pessoa física) e efetuar o seu pedido diretamente no site do COMUT, preenchendo os dados do documento a ser solicitado. Site COMUT: http://comut.ibict.br/comut

Entre os documentos que podem ser obtidos estão:

* Artigos de periódicos técnico-científicos

* Teses e dissertações

* Trabalhos de congressos nacionais e internacionais

* Partes de monografias (capítulos de livros etc), desde que autorizados pela Lei de Direitos Autorais

Preços: consulta a tabela de preços de Bônus atualizada http://comut.ibict.br/comut/do/bonusHelp?op=tabelaPrecos

 

 

Pubmed

 

O PubMed é uma base de dados pública criada e mantida pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NLM) e localizado na National Institutes of Health (NIH). A plataforma compreende mais de 22 milhões de citações e resumos da literatura biomédica da Medline, além de periódicos e livros online. Abrange áreas de saúde, biomedicina, química, bioengenharia, ciências naturais, ciências do comportamento e medicina veterinária. A base de dados, ademais, oferece acesso a sites relevantes das áreas e direciona os usuários para outras ferramentas e recursos em biologia molecular do NCBI.

Cadastro: É oferecido aos usuários cinco opções de formas de cadastro a plataforma, são elas: Google (utilizar nesta forma a conta de gmail criada neste mecanismo), o NIH (o cadastro na Biblioteca Nacional de Medicina do USA), o eRa (cadastro no fundo de financiamento de pesquisas na área de saúde) e com o cadastro em alguma das universidades parceiras da plataforma, lembrando que nessa parte se limita principalmente a faculdades da área de saúde americana. Há também a opção mais fácil dentre essas cinco, o cadastro diretamente feito dentro da própria plataforma onde é necessário que o novo usuário possua uma conta de email, e posteriormente, crie um nome de usuário, senha e uma pergunta para lembrar a senha caso o usuário esqueça-se da mesma. Feito então o cadastro, a plataforma deverá enviar em até 72h um email de aviso confirmando o cadastro, porém isso não afeta o uso principal da plataforma que é a busca e recuperação da informação, contudo, segundo a mensagem que é passada após o cadastro, o usuário fica restrito em usar algumas ferramentas da plataforma como a ativação do email alerta por exemplo.

E-mail alerta: O email alerta é uma ferramenta cujo objetivo principal é a comodidade, automatização e praticidade da pesquisa. Ao ativar o email alerta na plataforma, todo novo registro relacionado ao termo que o usuário escolheu é encaminhado automaticamente para o email deste, facilitando assim a seleção da informação por parte do usuário.

Nos links dos tutoriais elaborados pela Biblioteca da Fuham, o usuário terá orientações para o cadastro e a utilização do serviço de alerta na Pubmed.

 

Elaborado por: Lorenna Mouzinho e Ashiley Nicole

Tutorial-Cadastro Pubmed

Tutorial-Serviço de Alerta

 

 

BIBLIVRE – Biblioteca Livre

 

A lista com o acervo da Biblioteca “Jucimara Almeida do Nascimento” da Fundação Alfredo da Matta (Fuam) está agora disponível para consulta on-line, por meio do software BIBLIVRE – Biblioteca Livre.

O BIBLIVRE é um software para catalogação e difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas. Por utilizar padrões internacionais de biblioteconomia e possibilitar a comunicação em rede de acervos, o sistema permite ao usuário acessar diferentes bibliotecas cadastradas.

Para pesquisar o acervo, basta acessar o link https://biblioteca.link/Biblivre5/fuam/ e pesquisar os documentos disponíveis.

Caso haja interesse, é possível fazer empréstimo do material, acessando o COMUT – Programa de Comutação Bibliográfica ou entrando em contato com a Biblioteca da Fuam.

A inclusão da Biblioteca da FuHam no BIBLIVRE foi possível pela parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia / Regional Amazonas (SBD/AM) e colaboradores que contribuíram com a inscrição da instituição para uso da plataforma pelo período de um ano.

 

 

Atendimento

 

A biblioteca da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 14 horas. O contato pode ser feito pelo e-mail do setor biblioteca@fuam.am.gov.br e pelo telefone 3632-5855.